O que Doria pensa sobre futuro político de Lula em 2026
A declaração foi feita durante uma série de encontros com investidores e lideranças empresariais nos Estados Unidos

O ex-governador de São Paulo João Doria (sem partido) disse, em conversas recentes com empresários em Nova York, que não acredita em uma nova candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição em 2026. Segundo relatos obtidos pelo Metrópoles, Doria avalia que, diante da queda de popularidade e da baixa aprovação nas pesquisas, Lula deve desistir da disputa.
A declaração foi feita durante uma série de encontros com investidores e lideranças empresariais nos Estados Unidos, nos quais Doria compartilhou sua leitura sobre o cenário político brasileiro. Para ele, Lula não arriscaria uma eventual derrota nas urnas e poderá abrir espaço para outro nome do campo progressista concorrer ao Planalto.
LEIA TAMBÉM: Aprovação a Lula cai 20 pontos entre seus eleitores; veja segmentos
NÃO DEIXE DE LER: Lula será o presidente mais velho a deixar o cargo da história do Brasil
Apesar da avaliação de Doria, o próprio Lula tem sinalizado publicamente a intenção de buscar um quarto mandato. Em entrevistas e eventos, o presidente tem dito que disputará novamente a Presidência caso esteja em boas condições de saúde. Lula completará 80 anos em outubro de 2025, um ano antes da eleição. Em uma eventual reeleição, terminará o quarto mandato com quase 86 anos.
Nos bastidores do governo e do PT, o plano principal ainda é a manutenção de Lula como cabeça de chapa, embora aliados reconheçam que o cenário pode mudar a depender sobretudo, das condições de saúde que o petista poderá ser submetido até as eleições de 2026. Contudo, há otimismo no entorno do petista. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lula está pronto para a reeleição.