POSICIONAMENTO DA IGREJA

Papa Leão XIV diz que “família é baseada na união entre homem e mulher”

Ele também reiterou o posicionamento da Igreja contra o aborto

O Papa Leão XIV defendeu nesta sexta-feira (16) a visão tradicional da Igreja Católica sobre a estrutura familiar e a dignidade da vida desde a concepção. Em seu primeiro discurso sobre temas sociais desde sua eleição como Pontífice, ele afirmou que a família deve ser fundada na “união estável entre um homem e uma mulher” e reiterou o posicionamento da Igreja contra o aborto, destacando que os nascituros possuem dignidade intrínseca como criaturas de Deus.

Carregando anúncio...
Não foi possível carregar o anúncio

A declaração foi feita durante um encontro com diplomatas no Vaticano, onde o Papa também abordou questões como desigualdade global, pobreza e condições precárias de trabalho.

Eleição do novo Papa alimenta teoria da conspiração sobre fim do mundo; entenda

Carregando anúncio...
Não foi possível carregar o anúncio

“É responsabilidade dos governantes construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas, investindo especialmente na família, baseada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou o Papa Leão XIV. “Além disso, todos devem trabalhar para garantir o respeito à dignidade de cada pessoa, desde os nascituros até os idosos, dos doentes aos desempregados, tanto cidadãos quanto imigrantes.”

Comparações com o Papa Francisco

Durante seu pontificado, o Papa Francisco foi conhecido por sua abertura ao diálogo com fiéis LGBTQ+ e por permitir bênçãos pastorais a casais do mesmo sexo — desde que fora dos ritos litúrgicos oficiais. No entanto, Francisco nunca alterou a doutrina da Igreja sobre o casamento, que continua definida como uma união entre homem e mulher, nem sua forte oposição ao aborto e à eutanásia.

Leia também: Novo papa revela motivo da escolha do nome Leão 14; confira

Carregando anúncio...
Não foi possível carregar o anúncio
Carregando anúncio...
Não foi possível carregar o anúncio