Líder do União Brasil destaca força de Caiado, mas reconhece correntes alinhadas a Lula
Governador de Goiás tem buscado construir uma pré-candidatura à presidência da República e terá de convencer os próprios correligionários

O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes, reconheceu em entrevista à CNN Brasil concedida nesta quinta-feira (24), que o partido abriga correntes com diferentes orientações políticas e afirmou que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, desponta como um nome “muito forte” para a disputa presidencial de 2026. De acordo com ele, a pré-candidatura de Caiado já foi lançada pela sigla e ganha força a partir de sua atuação no Executivo estadual.
Apesar do apoio crescente ao projeto presidencial do governador goiano, Pedro Lucas itiu que há alas do União Brasil próximas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os principais nomes citados como alinhados à atual gestão federal estão o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ambos filiados ao partido.
LEIA TAMBÉM: Federação UB e PP é “chance da vida” para Caiado, aposta Mabel
NÃO DEIXE DE LER: Pré-candidatura de Caiado a presidente ganha fôlego com federação entre PP e União Brasil
“Temos uma ala do partido que é muito próxima ao governo”, afirmou Pedro Lucas. Ainda assim, adotou cautela ao tratar das articulações eleitorais. “Eu acho que 2026 tem que ser discutido em 2026”, ponderou o parlamentar, ao defender o foco nas pautas legislativas em andamento.
Um dos principais defensores da federação entre União Brasil e Progressistas e entusiasta da pré-candidatura de Caiado, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, afirmou ao Mais Goiás que a proximidade de líderes do partido com o governo Lula não inviabiliza o projeto.
“Isso faz parte da construção. Hoje ele [Caiado] é pré-candidato da federação, com tudo certo para sair. Claro, tem meta, tem que trabalhar. Ele vai conseguir”, disse. Para Mabel, a estrutura da federação, com 117 deputados e nove senadores, é um diferencial que posiciona o governador como alternativa viável no campo da centro-direita.