.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
PODER EM JOGO

Trump e Lula estarão presentes no funeral do papa Francisco

O velório do Papa Francisco vai reunir no mesmo espaço, as presenças do presidente do Brasil, Lula e do presidente dos EUA, Donald Trump

Donald Trump em visita ao Papa Francisco, em 2017 (Foto: Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos da America Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (21) que irá a Roma para participar do funeral do papa Francisco, previsto para ocorrer entre sexta-feira (25) e domingo (27) desta semana. A declaração foi feita em sua plataforma Truth Social, onde também prestou homenagem ao pontífice. Ele se juntará ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros líderes mundiais que também vão participar da solenidade.

“Melania e eu vamos ao funeral do papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá!”, escreveu Trump. Em outra publicação, ainda na manhã de hoje, o republicano afirmou: “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam”.

O funeral contará com a presença de diversos chefes de Estado e líderes religiosos. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela Lula Silva, a Janja, também confirmou que viajará à capital italiana para participar das cerimônias em homenagem ao pontífice, falecido na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos.

O último encontro entre Trump e Francisco ocorreu em 2017, durante visita oficial do então presidente norte-americano ao Vaticano. Desde então, a relação entre os dois foi marcada por distanciamentos públicos.

Em fevereiro deste ano, o papa enviou uma carta aos bispos dos Estados Unidos criticando as políticas migratórias adotadas durante o governo Trump. No texto, Francisco afirmou que “o ato de deportar pessoas que, em muitos casos, deixaram suas próprias terras por motivos de extrema pobreza, insegurança, exploração, perseguição ou grave deterioração do meio ambiente, fere a dignidade de muitos homens e mulheres”.