.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
PODER EM JOGO

UB E PP chegam a acordo por federação e definem critério para Caiado

"União Progressista", nome da nova federação vai turbinar bancada das legendas; Caiado terá que ultraar a barreira dos 10 pontos percentuais nas pesquisas

Federação PP e UB avança. "Vem coisa boa por aí", publica Antônio Rueda, presidente da legenda do governador Ronaldo Caiado (Foto: Reprodução)

O União Brasil e o Progressistas praticamente finalizaram os ajustes que restavam para consolidar a federação partidária que vinha sendo articulada desde o início do ano. Com o acordo selado nesta quarta-feira (23), o governador Ronaldo Caiado (UB) seguirá com liberdade para conduzir sua pré-candidatura à presidência da República. De acordo com apuração do Poder em Jogo, ele deverá atingir, até o fim do período pré-eleitoral, em 2026, ao menos dez pontos nas pesquisas de intenção de voto nos principais institutos.

Embora inicialmente contrário à federação, Caiado acabou convencido de que o modelo representa o melhor caminho para as duas legendas e para a consolidação de uma força de centro-direita no país. Batizada de União Progressista, a nova configuração deve ser lançada oficialmente na próxima semana e vai turbinar ainda mais a presença no Congresso Nacional, com 9 senadores e 109 deputados federais, superando a bancada do PL.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), teve papel decisivo nas articulações que viabilizaram o acordo e foi um dos principais responsáveis por convencer o governador a apoiar a união.

O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, já sinalizou que a aliança está fechada ao publicar, nas redes sociais, uma foto ao lado do presidente do PP, senador Ciro Nogueira, com a legenda: “Vem coisa boa por aí”. Nos bastidores, progressistas também demonstram interesse em compor a chapa majoritária em 2026: seja com uma candidatura própria à presidência, seja indicando o vice em uma aliança com um nome do bolsonarismo “puro-sangue”.

Apesar disso, apurou o Poder em Jogo, Ciro Nogueira não teria imposto obstáculos à pré-candidatura de Caiado, que, como combinado, terá autonomia para seguir articulando sua presença nacional. Neste fim de semana, ele cumpre agendas fora de Goiás, em mais uma etapa da construção de seu nome no cenário eleitoral de 2026.