.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
FESTIVAL

Cannes 2025: Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho conquistam prêmios inéditos com ‘O Agente Secreto’

Essa é a 78ª edição do festival, que contou com "A Simple Accident" como vencedor da Palma de Ouro

'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura (Foto: Divulgação)
'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura (Foto: Divulgação)

O Brasil conquistou neste sábado (24) duas premiações históricas no Festival de Cannes 2025. Wagner Moura foi eleito o melhor ator pelo filme ‘O Agente Secreto‘, tornando-se o primeiro artista brasileiro a receber essa honraria no prestigiado evento francês. Na ocasião, Kleber Mendonça Filho foi consagrado como melhor diretor pelo longa.

Apesar de não ter conquistado a Palma de Ouro, que ficou com “A Simple Accident”, do iraniano Jafar Panahi, a dupla de brasileiros brilhou na cerimônia de encerramento da 78ª edição do festival.

O filme

Ambientado nos anos 1970, durante a ditadura militar, “O Agente Secreto” acompanha a trajetória de um professor universitário (interpretado por Wagner Moura) que retorna a Recife para reencontrar o filho, enfrentando os perigos do regime autoritário. O longa foi ovacionado em sua estreia no festival e já havia conquistado o Prêmio da Crítica Internacional (Fipresci) e o Prêmio Art et Essai, dos exibidores independentes ses.

Kleber Mendonça Filho, emocionado ao receber o prêmio de melhor direção, dedicou a vitória ao Brasil, especialmente a Recife. O diretor também flaou em nome de Wagner Moura, que não compareceu à cerimônia: “Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a eles.”

A edição de 2025 de Cannes já era especial para o Brasil, escolhido como País de Honra pelo Marché du Film, o mercado de cinema do festival. A homenagem destacou a produção audiovisual brasileira e sua influência global, reforçada agora pelas premiações históricas.

Outros destaques do festival

Além dos brasileiros, outros vencedores foram:

  • Palma de Ouro: “A Simple Accident” (Jafar Panahi)
  • Melhor Atriz: Nadia Melliti (“The Little Sister”)
  • Grande Prêmio do Júri: “Sentimental Value” (Joachim Trier)

O futuro de “O Agente Secreto”

Com a repercussão positiva, o filme deve chegar em breve aos cinemas brasileiros. Kleber Mendonça Filho reforçou a importância das salas de exibição: “Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade.”