.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
rio de janeiro

Vereadores aprovam projeto para criar ‘Dia da Cegonha Reborn’

Texto segue agora para sanção do prefeito do Rio, Eduardo Paes

Vereadores aprovam projeto para criar Dia da Cegonha Reborn Texto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes bebê bebês reborn
Foto: Reprodução

Eles viraram febre nas últimas semanas e já foram “adotados” por celebridades como o padre Fábio de Melo e a ex-esposa do cantor Belo, Gracyanne Barbosa. Os bebês reborn, que agora já ganham até festa de aniversário e vêm ao mundo em “partos reais”, deram mais um o: vereadores do Rio de Janeiro aprovaram, nesta quarta-feira (7), em segunda discussão, o projeto de lei nº 1.892/2023, que prevê a inclusão do Dia da Cegonha Reborn no calendário oficial da cidade. O texto para as mães de bebê reborn segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD).

De acordo com a justificativa, a homenagem é às artesãs que criam bonecos realistas de bebês, chamadas de Cegonhas.

Às vésperas do Dia das Mães, o projeto menciona que “o nascimento de um bebê é um momento singular na vida de uma mulher, e não é diferente para as mamães reborn, porém, os seus filhos são enviados por cegonhas“. Segundo o vereador Vitor Hugo (MDB), autor da proposta, o objetivo do projeto foi homenagear um grupo de mulheres que o procurou.

“São senhoras que tiveram problemas de depressão ou perdas nas famílias, e começaram a montar essas bonecas. Elas (artesãs) são chamadas de cegonhas reborn e constroem os bonecos como tratamento terapêutico. Hoje, essas mulheres estão praticamente curadas e vivem disso”, conta o político.

O parlamentar observa que ficou “surpreso” com a repercussão dessa lei e pontua que a homenagem é às produtoras, não a quem adquiriu um bebê reborn. As cegonhas reborn, segundo o parlamentar, doam alguns bonecos, que são caros, a crianças carentes, por exemplo. A quem tem condições de bancar a produção, elas também ajudam produzindo bonecas que se parecem com um neném que morreu.

“O que vai influenciar na vida das pessoas? Não é feriado nem nada disso. É um dia para homenagear essas mulheres que aram por tantos problemas e estão ajudando outras pessoas”, conclui o vereador.

O dia escolhido para a celebração é 4 de setembro. “Tendo em vista a relevância da Cegonha Reborn e em reconhecimento da ajuda psicológica que essas bonecas proporcionam a tantas famílias, um grupo de mulheres da Instituição Cegonha Reborn se reuniram na Estrada do Portela, N° 446, no dia 4 de setembro de 2022, para juntas, lutarem em prol do reconhecimento desta data no Calendário Oficial da Cidade”, detalha o projeto.