.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
INCLUSÃO

Brasília recebe congresso multidisciplinar sobre autismo

Cerca de 1% da população brasileira, o equivalente a dois milhões de pessoas, está dentro do espectro autista

Brasília recebe congresso multidisciplinar sobre autismo
Organizadora do congresso é mãe de criança com TEA (Foto: Bel - Divulgação)

Brasília recebe, nos dias 31 de maio e 1º de junho, um congresso multidisciplinar sobre autismo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1% da população brasileira, o equivalente a dois milhões de pessoas, está dentro do espectro autista.

Sobre o TEA, trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social. Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) indicam que a prevalência do autismo aumentou nas últimas décadas: de uma em cada 150 crianças, em 2000, para uma em 44, em 2018, e atualmente, uma em cada 36, segundo dados de 2020.

Por conta de pouca orientação sobre métodos comprovados, Sarita Melo, mãe atípica e ativista, decidiu organizar o Congresso Jornada do Autismo, que chega a segunda edição. A filha dela, Elisa, está no nível 3 de e. “A Jornada surgiu do desejo de transformar a realidade marcada pela desinformação sobre o autismo, reunindo em um só espaço conhecimento, acolhimento e troca genuína para quem precisa de apoio e direção. Mais do que compartilhar informações, nosso objetivo é a capacitação dos profissionais, contribuindo para que o mercado esteja cada vez mais preparado para atender pessoas autistas e suas famílias”, afirma.

Em 2024, o congresso contou com 21 palestrantes e um público de mais de 2 mil pessoas ao longo de dois dias. A próxima edição busca ampliar ainda mais seu impacto na comunidade, com especialistas renomados, reforçando seu caráter multidisciplinar.

Para esta edição, estão confirmados nomes como o doutor em neurociência Paulo Liberalesso, a neurocientista mestre em Educação Sol Monyok, os neurologistas infantis Thiago Gusmão e Marcone Oliveira; o doutor em psicologia Thiago Lopes, a mestre psicóloga Meca Andrade, a advogada especialista em Direitos da Pessoa com Deficiência — Carla Bertin, a fisioterapeuta Carolina Quedas e a pedagoga Talita Pazeto, entre outros. O grupo reúne profissionais de diversas áreas — da saúde à educação, ando pelo direito, comunicação e artes — para promover uma visão ampla e atualizada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além do o à programação completa, os participantes recebem certificado e material exclusivo, reforçando o caráter formativo e o compromisso com a disseminação de conteúdo qualificado, além de ser um espaço de networking para especialistas do setor.

Ingressos e outras informações: www.jornadadotea.com.br

LEIA TAMBÉM:

Justiça obriga Goiânia a disponibilizar professor de apoio para criança com autismo