.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
EVENTO

Goiânia recebe evento sobre o autismo com palestra de renomado cientista brasileiro

Entre os assuntos abordados estarão os avanços no entendimento e tratamento do TEA

O Centro de Convenções de Goiânia recebe neste sábado (26) e também no domingo (27) o Congresso Autismo sem Fronteira, organizado pelo grupo Mães em Movimento pelo Autismo (MMA). O evento tem uma programação completa com palestras, mesas redondas e debates sobre terapias baseadas em evidências, educação inclusiva, direitos da pessoa autista e inovações tecnológicas na área da saúde.

Um dos palestrantes é o cientista brasileiro Alysson Muotri. Ele é chefe do Muotri Lab na Universidade da Califórnia, San Diego, e pai de uma criança autista. O profissional também é conhecido mundialmente por suas pesquisas inovadoras com organoides cerebrais, conhecidos como “minicérebros”, e por sua participação em uma missão histórica da Nasa.

Motri apresenta a palestra “Avanços no entendimento e tratamento do TEA usando organoides cerebrais humanos”. Entre os assuntos abordados estarão as descobertas de sua pesquisa em relação à compreensão e o tratamento do autismo. Seu trabalho utiliza modelos cerebrais que reproduzem características do cérebro humano. A utilização de organoides cerebrais promete acelerar a descoberta de novos tratamentos, tornando os estudos mais precisos e eficazes.

No fim de 2025, o cientista vai participar de uma missão da Nasa a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX. Ele vai levar organoides cerebrais para a Estação Espacial Internacional e uma missão inédita para analisar a progressão de doenças neurológicas como o altismo e o Alzheimer.