.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
SERÁ QUE VOLTA?

Papa Leão XIV esteve duas vezes em Goiânia, diz Dom João

"Agora, resta-nos nutrir em nosso coração o sonho de uma terceira visita, como Papa", afirmou o arcebispo de Goiânia

Papa Leão XIV esteve duas vezes em Goiânia, diz Dom João
Papa Leão XIV esteve duas vezes em Goiânia, diz Dom João (Foto: Reprodução - YouTube)

O Papa Leão XIV, anunciado pelo Vaticano na quarta-feira (8), esteve duas vezes em Goiânia. Conforme informações da Arquidiocese de Goiânia, ele veio à capital enquanto padre superior dos agostinianos. As datas ainda estão em levantamento, mas ele visitou comunidades religiosas da ordem dos Agostinianos no Brasil, da qual faz parte e foi superior geral, de 2001 a 2013.

Em artigo publicado no site da Arquidiocese, o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, também confirmou a informação. “Todos poderão encontrar dados biográficos do novo Papa. Eu não poderia deixar de trazer um dado que o liga à nossa querida cidade de Goiânia. Quando era o Padre Geral da Ordem de Santo Agostinho, OSA, ele esteve por duas vezes em Goiânia para visitar seus confrades na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Setor Aeroporto, no Colégio Agostiniano e nas obras sociais agostinianas.”

Dom João ainda afirma que foi o próprio pontífice, ainda cardeal, que revelou ter estado na capital goiana, durante uma audiência no Dicastério para os Bispos, em Roma, que participou como membro da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Agora, resta-nos nutrir em nosso coração o sonho de uma terceira visita, como Papa.” Os encontros ocorreram em 2024 e 2025.

O arcebispo da capital também teve uma coletiva divulgada em vídeo:

Além de Goiânia, o então cardeal Robert Francis Prevost participou de eventos ligados à Igreja Católica em diferentes cidades brasileiras, como Campinas, São Paulo, Guarulhos, Belo Horizonte e outras. A forte presença no país marca uma trajetória de proximidade com a realidade dos fiéis brasileiros.

Fluente em português, espanhol, italiano, francês, além de sua língua materna, o inglês, Leão XIV também lê latim e alemão, o que reforça sua imagem de um religioso preparado para uma liderança global. Nascido em Chicago, ele viveu mais de 20 anos no Peru, onde se tornou bispo e foi naturalizado como cidadão peruano.

Religiosos e instituições brasileiras comemoraram a eleição do novo pontífice. Em nota, a CNBB expressou “profunda alegria e gratidão a Deus” e afirmou que o Brasil acolhe Leão XIV “com o coração aberto”. Para muitos frades, ele deverá dar continuidade às iniciativas de Francisco, mas com um toque próprio, influenciado pela espiritualidade agostiniana.

Quem é o novo papa Leão XIV

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez os votos perpétuos em 1981.

Formado em Matemática pela Universidade Villanova, tem mestrado em Teologia pelo Catholic Theological Union, em Chicago, e doutorado em Direito Canônico pelo Colégio Pontifício de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Ele é tido como mais progressista no campo social do que outros cardeais americanos —considerados conservadores e, em muitos casos, opostos a Francisco—, mas sem inclinação para alterar a doutrina católica.

Por causa de sua experiência missionária, chegou ao Peru nos anos 1980, viveu por duas décadas no país e se naturalizou peruano. Em 1998, retornou aos EUA para chefiar a ordem agostiniana na sua cidade natal.

Leão XIV voltou ao Peru em 2014, quando o papa Francisco o nomeou para a diocese de Chiclayo, no norte do país. Ele se tornou bispo de Chiclayo no ano seguinte e atuou como vice-presidente e membro do conselho permanente da Conferência Episcopal Peruana de 2018 a 2023.

Em seu discurso na sacada da basílica, o novo papa proferiu parte de sua fala em espanhol. Agradeceu ao papa Francisco e disse que ser “filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse ‘com vocês sou cristão, para vocês, bispo’”.