Sino gigante abençoado pelo Papa é o anfitrião da Romaria de Trindade em 2025
Obra poderá ser visitada pelos fiéis durante a Romaria em um espaço ao lado das obras da nova Basílica

Com 55 toneladas e quatro metros de altura, o sino Vox Patris será o anfitrião principal da Romaria do Divino Pai Eterno em 2025, em Trindade, prevista para 27 de junho a 6 de julho, com o tema “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos da esperança”, em sintonia com o Ano do Jubileu da Igreja Católica. A peça, considerada uma das maiores do mundo, foi fundida na Polônia e abençoada pelo papa Francisco durante audiência no Vaticano em 2023.
O momento simbólico de estreia do Vox Patris, do Latin Voz do Pai, será durante a abertura da Romaria, com um show de drones que irá simular a projeção da futura torre e o “teletransporte” do sino até o alto do campanário. As primeiras “badaladas” serão sonorizadas durante a apresentação.
Embora só deva ser içado definitivamente no campanário da Nova Basílica nos próximos anos — já que a torre será uma das últimas etapas da obra — o sino poderá ser visitado pelos fiéis durante a Romaria. Um espaço permanente está sendo construído dentro da futura Basílica, com estrutura para receber o público em segurança e permitir a aproximação dos devotos.
Para isso, um trajeto sinalizado foi planejado no interior da construção. O caminho levará os visitantes até o espaço do sino, onde também será possível assistir a uma holografia com o vídeo da bênção feita pelo papa.

As principais celebrações continuam sendo realizadas no Santuário Basílica e na Praça Campal, mas este ano, pela primeira vez, missas diárias também acontecerão na Nova Basílica, mesmo em fase de construção — serão três celebrações por dia no local.
O Vox Patris estará aberto à visitação ao longo da Romaria e permanecerá exposto mesmo após o encerramento das festividades. A expectativa é que ele se torne um dos pontos permanentes de visitação dentro da Nova Basílica até que seja instalado em sua posição final.