Vice-líder do governo no Senado, Kajuru diz que Lula favorece Vanderlan
Pessebista indicou frustração e desprestígio junto ao presidente Lula

O senador Jorge Kajuru (PSB), vice-líder do governo Lula no Congresso, escancarou nesta quarta-feira (30), em plenário do Senado Federal, sua insatisfação com o tratamento que vem recebendo do Palácio do Planalto. Em um discurso carregado de frustração, ele comparou sua atuação com a do senador Vanderlan Cardoso (PSD), a quem chamou de seu “maior concorrente político em Goiás”.
“Com o que foi feito comigo em Goiás, sendo que o senhor [Lula] me quer como senador reeleito lá… o meu amigo Vanderlan, que votou contra o Lula na maioria das vezes, ganhou de presente a Codevasf”, criticou Kajuru, em tom amargo. “O Vanderlan votou contra o Lula na maioria das vezes e ainda ganhou de presente a estatal Codevasf”, reforçou.
A declaração expôs o sentimento de desprestígio de Kajuru dentro da base governista, embora ele ainda mantenha alinhamento com o Planalto. Enquanto Vanderlan — que era aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mantém postura independente no Senado — já viabilizou mais de duas mil máquinas e equipamentos para municípios goianos por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Kajuru afirma ter conseguido apenas 76, mesmo sendo vice-líder do governo.
“Tem lógica, Cleitinho?”, questionou Kajuru, dirigindo-se ao senador mineiro Cleitinho Azevedo (Republicanos), bolsonarista declarado. “Eu nunca vou brigar com o senhor, agora também nunca vou ser seu puxa-saco”, completou, referindo-se ao presidente Lula.
A Codevasf em Goiás é atualmente comandada por Abelardo Vaz, ex-prefeito de Inhumas e aliado histórico de Vanderlan Cardoso. Indicado ainda durante o governo Bolsonaro, Abelardo foi mantido no cargo com apoio da bancada federal goiana, sendo reconhecido nos bastidores por sua gestão técnica e capacidade de articulação suprapartidária.
O desabafo de Kajuru gerou incômodo entre aliados do governo e acendeu um sinal de alerta sobre sua influência política na base. O próprio senador revelou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tentará intermediar uma conversa entre ele e Lula. “Ele [Lula] está magoado comigo”, itiu.