Livro reúne acervo fotográfico e documental das congadas de Catalão
Fotógrafo Lucas Machado relançou obra durante o VII Simpósio Internacional de Letras e Linguística da Universidade Federal de Catalão

O fotógrafo Lucas Machado relançou, na noite de quarta-feira (21), seu livro Ritmo da Fé – Congadas, durante o VII Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SIL) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O evento marcou os 40 anos do curso de Letras da instituição, enquanto a obra, lançada no ano ado, reúne um acervo fotográfico e documental das congadas do município, patrimônio imaterial de Goiás, com ênfase na expressão religiosa e estética desses grupos tradicionais.
Durante a apresentação, Lucas falou sobre sua trajetória na fotografia documental, sobretudo acerca das manifestações culturais populares do Centro-Oeste brasileiro. “Participar deste simpósio com meu livro é um gesto de pertencimento e resistência. A fotografia também é linguagem e, portanto, tem lugar nos estudos que envolvem memória, identidade e narrativa. ‘Ritmo da Fé’ é um testemunho da ancestralidade que pulsa nas ruas de Catalão durante as congadas. Estar aqui, entre pesquisadoras e pesquisadores, é também reafirmar que a arte e a ciência podem — e devem — caminhar juntas”, destacou.
O espaço de lançamentos teve, ainda, as presenças do cartunista Yuro; do multiartista Rodrigo Loucura, que apresentou produção poética e performática; e nomes de relevância no campo das Letras e da Linguística como Ana Ferreira, mestra e doutoranda em Estudos da Linguagem pela UFCAT; Gabriel Nascimento, escritor e professor da UFSB; e Rogério Canedo, professor de Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Ensino de Literaturas.
“Agradeço imensamente à organização do simpósio, às professoras e professores que acreditaram na potência desse diálogo entre imagem e palavra, e a todos os presentes que se permitiram tocar pela força da cultura que pulsa em nossas raízes. É um privilégio poder compartilhar esse momento com tantas vozes comprometidas com a transformação pela educação, pela arte e pela memória”, finalizou Lucas.
O simpósio segue até sábado (24), com mesas, oficinas, comunicações e outras atividades voltadas à promoção da pesquisa e do intercâmbio entre instituições do Brasil e do exterior.

LEIA TAMBÉM:
Cinema em Aparecida de Goiânia exibe live-action de “Lilo & Stitch” em sessão adaptada para autistas