Cena da novela Vale Tudo impulsiona em 57% busca por pensão alimentícia na Defensoria Pública de SP
Na novela, Lucimar decide acionar judicialmente o pai de seu filho, Vasco (Thiago Martins)

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo registrou aumento de 57% na procura por informações e agendamentos relacionados à pensão alimentícia após a exibição de uma cena da novela Vale Tudo, da TV Globo, em que a personagem Lucimar (Ingrid Gaigher) utiliza o serviço da instituição para mover uma ação de alimentos.
Segundo a Defensoria, no dia 14 de maio, um dia após a exibição do capítulo, foram realizados 2.826 atendimentos pelo órgão. No dia anterior, esse número havia sido de 1.894. A maior alta foi registrada na sexta-feira (16), quando houve crescimento de 57% nos acionamentos da opção “pensão alimentícia” no assistente virtual Defi, em comparação com a sexta-feira anterior (9). Os agendamentos efetivos para ações de alimentos também subiram 49% na mesma comparação semanal.
De acordo com a instituição, até maio de 2025 foram ajuizadas 2.453 ações iniciais com pedidos de pensão alimentícia. O número representa aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024.
Na novela, Lucimar decide acionar judicialmente o pai de seu filho, Vasco (Thiago Martins), para cobrar pensão para Jorginho (Rafael Fuchs). A cena mostra a personagem ando o serviço online da Defensoria de forma gratuita, o que gerou repercussão e estimulou a busca pelo serviço na vida real.