.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
mudança

Globo toma atitude sobre escalação de atores negros em novelas; veja

Medida faz parte das metas adotadas pela empresa desde 2022

Globo toma atitude sobre atores negros em elencos de novelas; veja Medida faz parte das metas adotadas pela empresa desde 2022
Foto: Reprodução

A TV Globo tomou uma atitude sobre atores negros em elencos de novelas e prometeu mudanças significativas até 2030. Em relatório divulgado ao mercado publicitário e aos acionistas, a emissora revelou que pretende ter 50% de atores negros nos elencos de todas as suas novelas nos próximos anos. A medida faz parte das metas de ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) adotadas pela empresa desde 2022.

De acordo com o documento, 43% dos atores escalados para os folhetins da emissora em 2024 eram negros, o maior número desde o início das novas diretrizes. Novelas como “Renascer” e “Volta por Cima”, ambas já encerradas, lideraram em representatividade, com elencos compostos majoritariamente por pretos e pardos. “Das novelas exibidas em 2024, tivemos mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas tiveram participação de pessoas negras. Já em séries, ‘Os Outros 2’ teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras”, afirma trecho do relatório.

Além da frente artística, a Globo também se compromete a ampliar a presença de pessoas negras entre seus funcionários. A meta é de 50% de novos contratados negros até o fim da década. Em 2024, o número ficou em 43%, de acordo com a própria empresa.

A emissora também celebrou a superação de outra meta: 53% das novas contratações foram mulheres em 2024, superando a previsão de 50%. Outro avanço destacado foi na área de sustentabilidade. No ano ado, 99% da energia consumida pela Globo veio de fontes limpas e sustentáveis.

O diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e produtos digitais da empresa, Manuel Belmar, destacou no relatório que as metas da Globo foram revisadas em 2024 e que a emissora seguirá com foco em inclusão e responsabilidade social. “Acumulamos muitos aprendizados, sem perder de vista o compromisso de aliar solidez empresarial a uma atuação responsável com o mundo e com todo mundo”, declarou.