Fifa explica como janela de transferências para o Mundial vai funcionar; entenda
Adaptação do regulamento foi aprovada por unanimidade pelas 20 federações participantes do torneio; jogadores poderão ser contratados entre os dias 1 a 10 de junho

(Por Agência O Globo)
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira, que o Mundial de Clubes terá uma janela de transferência especial para a contratação de jogadores para os clubes que forem participar do torneio. Comunicado ocorreu após 20 federações dos clubes participantes aprovarem adaptação do regulamento, que dará o período de primeiro de junho até dez de junho para contratações. O Mundial de Clubes da FIFA começa em 14 de junho em Miami. Além deste período, a entidade estuda um aumento de prazo adicional para reforços durante a competição, ao fim da fase de grupos.
“Em conformidade com o Regulamento do Mundial de Clubes da FIFA 2025 e as alterações pertinentes ao Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores, as 20 Associações-Membro cujos clubes participarão da competição inovadora da FIFA confirmaram a abertura de uma janela de registro excepcional, de 1º a 10 de junho, para que todos os seus clubes afiliados possam inscrever novos atletas para o torneio. O prazo final para a lista de jogadores foi definido como 10 de junho de 2025, permitindo que cada clube inscrito leve aos Estados Unidos quaisquer reforços contratados nesse período especial”, informou a entidade, em comunicado.
No caso dos clubes que arem pela primeira fase, eles também poderão substituir e adicionar jogadores durante um período de 27 de junho a 3 de julho de 2025, “dentro de um limite estabelecido e de acordo com regras específicas — incluindo a condição de que uma janela de registro padrão esteja aberta para o clube no momento”.
A data cobre do final da fase grupos até o final das oitavas-de-final.
De acordo com a entidade, o objetivo desta adaptação é incentivar clubes e jogadores com contratos prestes a expirar a encontrarem uma solução adequada para viabilizar a participação dos atletas no torneio. Garantindo “os melhores jogadores em campos”.
“O regulamento do Mundial de Clubes, aprovado pelo Conselho da FIFA em outubro de 2024, busca resolver questões técnicas e equilibrar as diferenças entre os períodos de registro e os calendários das temporadas nacionais dos clubes participantes, na medida do possível, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade às Associações-Membro em questão”, escreveu a entidade.
As associações-membro envolvidas estão localizadas na: Argentina, Áustria, Brasil, Egito, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Marrocos, Nova Zelândia, Portugal, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.
O Mundial de Clubes da FIFA 2025 reunirá 32 equipes de elite das seis confederações continentais, com a bola rolando no Hard Rock Stadium, em Miami, no sábado, 14 de junho. No total, 63 jogos serão realizados em 11 cidades-sede: Atlanta, Charlotte, Cincinnati, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova York/Nova Jersey, Orlando, Filadélfia, Seattle e Washington, D.C. A competição culminará em uma final no MetLife Stadium no domingo, 13 de julho, quando o campeão mundial de clubes da FIFA será coroado.