Federações que apoiam Samir Xaud na CBF se movimentam contra ação de clubes para tentar reabilitar candidato
Para Reinaldo Carneiro Bastos conseguir registrar uma chapa para eleição da CBF, ele precisa do apoio de 8 federações e 5 clubes

Dirigentes de 25 federações estaduais, que apoiam o candidato Samir Xaud, e am manifesto que pede renovação na CBF, demonstram crescente preocupação com articulações dos clubes nos bastidores para recolocar Reinaldo Carneiro Bastos na disputa pelo comando da entidade.
Para os líderes do movimento por renovação, a tentativa de reabilitar o presidente da federação paulista ignora o recado claro das federações que se organizaram justamente para encerrar esse ciclo de velhas práticas.
Sua volta ao tabuleiro é vista como um retrocesso e uma ameaça concreta aos esforços por uma transformação institucional na CBF após a saída de Ednaldo Rodrigues, afastado pela Justiça do Rio. Segundo o blog apurou, os clubes ainda tentam viabilizar Reinaldo até esta terça-feira, data final para o registro das chapas na CBF. A eleição acontece no dia 25.
Nos quadros de diretoria da CBF desde 2010, Reinaldo tem seu nome vinculado a gestões anteriores. Foi vice-presidente de Ednaldo Rodrigues, cuja istração é criticada pela centralização, instabilidade e distanciamento das bases do futebol nacional.
Antes disso, também esteve ligado às gestões de Rogério Caboclo, afastado por denúncias de assédio sexual, e às istrações de Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo del Nero, todos condenados ou investigados no escândalo internacional conhecido como Fifa Gate.
Além das 25 das 27 federações, Samir Xaud teve apoio de 10 dos 40 clubes das Séries A e B. Para um candidato concorrer, precisa de ao menos 8 federações e 5 clubes. Com isso, a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, apoiado por 30 clubes, não decolou e não foi registrada.