.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
FUTEBOL FEMININO

Time feminino do Lyon vira Lyonnes e muda escudo em reformulação e expansão do projeto do futebol

Iniciativa ocorre por meio da CEO do clube, a empresária sul-coreana Michele Kang, criadora do primeiro fundo multiclubes de futebol praticado por mulheres

Novo escudo do Lyonnes
Foto: Divulgação

(Por Agência O Globo)

A partir da próxima temporada, um dos times mais tradicionais do futebol de mulheres ará por uma reformulação completa. Em uma iniciativa que tem como objetivo aumentar os investimentos e colocar as mulheres no centro dos holofotes, o Lyon feminino ará por uma série de mudanças nos próximos meses, que vão desde o novo nome — Lyonnes — e um novo escudo até um novo CT e estádio.

A iniciativa parte de Michele Kang, empresária sul-coreana criadora do primeiro fundo de investimentos de multiclubes de futebol feminino — ela também é dona do Washington Spirit, dos EUA. A mudança tem o mote “Novo nome, mesma lenda”, e de acordo com a CEO, “esse novo capítulo é mais do que um novo nome e um novo logo, é sobre redefinir o que é possível no futebol de mulheres”.

“Nossa meta é definir um padrão global de excelência, ambição e investimento no esporte feminino, e essa transformação reflete nosso comprometimento em dar a jogadoras, equipe e torcedoras a plataforma que elas merecem”, avalia Kang.

Não faltam motivos para celebrar a história da equipe: oito vezes campeão da Champions League, 18 vezes vencedor do Campeonato Francês, 10 vezes da Copa da França e três vezes do Troféu dos Campeões (uma Supercopa do país). Todas as conquistas são simbolizadas pela adição de uma coroa de três pontas no novo escudo, que traz uma leoa rugindo, ao invés de um leão.

“Fui surpreendida positivamente pelo equilíbrio singelo entre o DNA histórico do Lyon e o desenvolvimento desse novo logo, com um escudo feminino de uma leoa que combina perfeitamente conosco. A leoa representa muito bem o nosso estado de espírito como guerreiras, rugindo nos gramados”, elogiou Wendie Renard, capitã da agora Lyonnes.

O novo projeto vai muito além do significado simbólico. Kang anunciou ainda a criação de um Centro de Treinamento exclusivo do Lyonnes, tido como o primeiro totalmente dedicado à alta performance e ao bem-estar das jogadoras. O espaço será personalizado de acordo com a nova identidade visual e terá instalações de última geração para otimizar o máximo a performance das atletas — além do time principal, a equipe reserva e as categorias de base poderão utilizar o espaço.

O novo CT terá também o primeiro museu construído por clubes voltado para o futebol de mulheres, de modo a celebrar e resgatar a história e o legado do Lyonnes para o futebol feminino. O projeto será feito pelos mesmos arquitetos que fizeram a reforma do CT do Tottenham, na Inglaterra, utilizado pelas equipes dos dois gêneros. Agora, o objetivo é construir um local para atender as necessidades específicas das jogadoras.

“Como parte do nosso compromisso em definir um padrão ouro para o esporte feminino e inspirar futuras gerações, criar um ambiente de primeiro mundo para as campeãs atingirem seu ápice é primordial. Ao investir em infraestrutura que não apenas se equipara mas ultraa aquelas dos clubes masculinos de elite, estamos mostrando para o mundo que o futebol de mulheres conquistou seu lugar de direito no palco mundial”, analisa Michele Kang.

Enquanto o novo CT é um projeto para o futuro, o Lyonnes oficializará o Groupama Stadium, também conhecido como Parc OL, como sua casa. Todos os jogos como mandante na temporada 2025/26 serão no local — entre campeonatos nacionais e a Champions Feminina —, dividindo as instalações com a equipe dos homens. Assim, o Lyonnes será o primeiro time de futebol feminino a disputar todas as suas partidas em um estádio de grande porte.