Papa Leão XIV discursa: ‘Mantemos em nossos ouvidos a voz sempre corajosa de Francisco’
Ainda em sua fala em tom acolhedor, Leão disse que "Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está conosco, vamos seguir"

O papa Leão XIV, Robert Francis Prevost, de 69 anos, fez seu primeiro discurso nesta tarde de quinta-feira (8), após a escolha, no Vaticano. Na ocasião, ele lembrou do papa Francisco e falou em continuidade.
“Ainda mantemos nos nossos ouvidos a voz fraca, mas sempre corajosa de papa Francisco, que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma, dava sua bênção ao mundo inteiro, no dia de Páscoa. Deixe-me dar seguimento àquela bênção.”
Ainda em sua fala em tom acolhedor, Leão disse que “Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está conosco, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor”.
Escolha do papa
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido novo papa durante o conclave, nesta quinta-feira (8). Ele se chamará Leão XIV e será o primeiro pontífice dos Estados Unidos e é considerado um nome moderado – nem progressista e nem conservador.
Há pouco, a fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, representando que alguém teve mais de dois terços dos votos dos cardeias que participaram da solenidade. Este é o sinal tradicional para confirmar a eleição do sucessor de Francisco, que faleceu em 21 de abril.
Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, ele é conhecido como o “pastor de duas pátrias”. Isto devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980. Hoje, ele ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos.
Recentemente, ele disse em entrevista ao site do Vaticano, acerca de sua visão sobre o papel dos bispos, que “o bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente”.