“Centralização de recursos ameaça autonomia dos municípios”, alerta presidente da FGM na marcha à Brasília
O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, denunciou, durante a XXVI…

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, denunciou, durante a XXVI Marcha a Brasília, nesta terça-feira (20/5), que a situação atual é insustentável, principalmente quanto aos cortes de verbas e rees do governo federal.
“Quem está sofrendo mais são os municípios menores, onde as pessoas são mais carentes e precisam de maior apoio e presença da gestão pública”, afirmou Avelar, destacando a importância da autonomia financeira para municípios e estados.
O presidente da FGM criticou duramente a PEC 66 (reforma tributária), especialmente sobre o 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e questões relacionadas à segurança. “Vamos trabalhar para que nossos deputados e senadores atuem pela nossa causa, buscando a retirada de pautas prejudiciais aos municípios e a inclusão de emendas benéficas no Congresso Nacional”, completou.
“O governo federal pretende centralizar todos os recursos e ar uma mesada para prefeitos e governadores conforme seu critério. Isso precisa ser revisto, discutido e amplamente debatido”, protestou.