.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Governo do estado anuncia superávit fiscal a partir de 2027

Secretário de Economia participa de audiência na Alego

Sérvulo: cenário positivo (foto divulgação Will Rosa/Alego)

O governo do estado aposta que Goiás vai alcançar resultado fiscal superavitário de R$ 110 milhões em 2027, com previsão de alcançar R$ 660 milhões em 2028. O anúncio foi feito durante audiência pública na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (21/5), em que a equipe da Secretaria de Economia detalhou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. 

Comandada pelo secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira, equipe da pasta mostrou que Goiás segue em uma trajetória sólida de equilíbrio financeiro, o que permitirá, a partir de 2027, alcançar uma condição de sustentabilidade fiscal de longo prazo. “Continuamente, o estado tem apresentado metas fiscais deficitárias, mas, nesse ano de 2026, nós já iremos apresentar um resultado fiscal nominal superavitário para 2027 e 2028 de 660 milhões, inicialmente de 110 milhões em 2027”, afirmou Nogueira.

Sérvulo destacou ainda que esse cenário positivo é resultado de reformas estruturais e medidas de ajuste fiscal implementadas nos últimos anos, que proporcionaram avanços na gestão das contas públicas e permitiram maior investimento em obras e projetos estratégicos.