.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
PEC

Proposta de Kajuru que acaba com reeleição é prioridade para 2024, diz presidente do Senado

O senador goiano entrou com uma emenda, na própria proposta, para alinhar os mandatos em 2031

Senado vai priorizar, em 2024, projeto de Kajuru contra reeleição no Executivo, diz Pacheco
Senado vai priorizar, em 2024, projeto de Kajuru contra reeleição no Executivo, diz Pacheco (Foto: Agência Senado)

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse, nesta sexta-feira (22), que a Casa vai priorizar, em 2024, entre outras coisas, o fim da reeleição para o Executivo. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, do senador Jorge Kajuru (PSB).

Ao Mais Goiás, Kajuru disse que esta deverá ser votada ainda na primeira semana de fevereiro. “Pacheco está atendendo a mim. Ele prometeu em reunião dos líderes.” O goiano é vice-líder do governo Lula (PT). Vale citar, o congressista goiano entrou com uma emenda, na própria proposta, para alinhar os mandatos em 2031, quando aria a valer a regra. Seriam eleições a cada cinco anos e não de dois em dois anos.

Pacheco, por sua vez, argumentou que este tema é “muito forte entre os senadores”. A fala foi dada em café com jornalistas.

Justificativa

Na justificativa, Kajuru afirma que, “no caso específico do Poder Executivo, a regra da reeleição demonstra, a cada pleito, a enorme vantagem do presidente, dos governadores e dos prefeitos em exercício sobre os demais candidatos”. Segundo ele, a concorrência é desigual.

E ainda: “A nosso ver, a renovação da representação política é sempre desejável. Permite simultaneamente o surgimento de novas lideranças e dá às antigas, retiradas momentaneamente do exercício do mandato, a oportunidade de, no convívio com suas bases eleitorais, atualizar sua agenda e suas propostas.”

Confira a PEC AQUI.